domingo, 28 de fevereiro de 2010

Reabilitação Pulmonar




1 - O que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)?

De acordo com o consenso, a DPOC é uma doença crônica com limitação do fluxo de ar e que não é totalmente reversível, sendo progressiva e com uma inflamação crônica anormal dos pulmões.





2 - Em que a DPOC me afeta?

A DPOC é uma doença sistêmica, ou seja, afeta todo o corpo, além dos pulmões e da caixa torácica, o metabolismo também é prejudicado levando também a prejuízos nos músculos de todo o corpo, incluindo alguns músculos importantes que às vezes esquecemos como o músculo cardíaco e os músculos respiratórios.





3 - Por que estou perdendo peso e ficando mais fraco?

O paciente portador de DPOC apresenta algumas características como uma falta de oxigenação adequada, uma inflamação crônica, alteração do metabolismo e dos nutrientes, a própria idade e conseqüentemente um descondicionamento físico geral, fazendo com que esse paciente se enfraqueça cada vez mais se não procurar um tratamento adequado.





4 - No que consiste o tratamento?

O seu médico e a equipe farão as avaliações especificas com o objetivo de verificar suas limitações e corrigir ou minimizar as suas principais deficiências. Entre eles, o consumo de cigarro, utilização oxigênio se necessário, medicação correta e programa de reabilitação.





5 - No que consiste o programa de reabilitação?

Basicamente o programa tem alguns objetivos como:





Treinamento específico da musculatura respiratória;



Treinamento de força para os membros superiores e principalmente os inferiores;



Treinamento de resistência cardiorrespiratória;



Programa educacional;



6 - Como esse treinamento me ajudará?

Devemos sempre lembrar que a DPOC sendo uma doença crônica e que afeta todo o corpo, provoca alterações na capacidade física e assim o programa ajudará na reabilitação dos músculos e do condicionamento físico geral, onde o paciente aprenderá técnicas para fortalecimento, limpeza dos pulmões, utilização correta da respiração, além de conselhos que seu fisioterapeuta pode passar a respeito de outros problemas como dores nas costas e joelho, muito comuns na população. O intuito é sempre melhorar a sua qualidade de vida.





7 - Se eu mal consigo andar, como vou treinar?

Todos os pacientes podem de beneficiar com um programa de reabilitação, cabe ao seu fisioterapeuta estabelecer a melhor forma de treinamento, seja com uso de oxigênio ou com exercícios específicos de acordo com a capacidade individual de cada pessoa. O fisioterapeuta interpreta cada paciente de uma forma individual onde cada um terá um treinamento especifico dentro de um objetivo comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário